Como funcionam os óculos de realidade virtual - ZEISS Vision Care Brasil

Buscar novas realidades virtualmente pode parecer abstrato e até mesmo inviável para muitas pessoas. Entretanto, isso já é possível com os óculos de realidade virtual, como é o caso do VR One, que você ganha ao participar da promoção “Visão sem Limites ZEISS”. Saiba como funcionam esses óculos!

A realidade virtual (VR) é normalmente proporcionada por óculos ou capacetes que emergem o usuário em um ambiente criado digitalmente. Este deve ser acoplado a um smartphone ou outro dispositivo que rode um aplicativo com a tecnologia de realidade virtual acessível.

Com os óculos encaixados na cabeça e o display disposto na frente dos olhos, cria-se em tamanho real um ambiente 3D. Dessa forma, é como se o utilizador do dispositivo fosse transportado para outra realidade.

O USUÁRIO

Nossos olhos, ao captarem uma imagem em realidade virtual, passam essa informação ao cérebro. Este interpreta o que recebeu e nos mostra o que está diante de nossa vistas em 3D.

O cérebro interpreta as 3 dimensões (profundidade, altura e largura, iluminação), e também outros fatores, como a iluminação.

O SOFTWARE (ÓCULOS E CAPACETES)

O software, por sua vez, faz uma simulação/ilusão de que vemos algo real. No caso, de objetos posicionados em diferentes locais do espaço. O cérebro terá a ilusão de que vê aquilo com a mesma profundidade, altura e largura do real, mesmo não passando de um mero display de apenas 1 dimensão.

O SMARTPHONE/DISPOSITIVO

A imagem mostrada pela tela do dispositivo, ao ser acoplada aos óculos, será dividida em dois, e terá cada metade vista por um dos olhos. Dessa forma, uma visão simulada será interpretada pelo cérebro, dando a impressão de que estamos numa realidade de 3 dimensões.

Com os sensores do celular, será possível analisar os movimentos da cabeça, que são instantaneamente transferidos ao software, alterando o posicionamento do que é enxergado através dos óculos. Dessa forma, há a sensação de completa imersão naquela realidade criada.

MAIS CONTEÚDOS