O ideal de uma arte completa, que explore todos os sentidos, não é uma novidade. A busca pela integração entre as diversas modalidades artísticas é tão antiga quanto a criação da ópera, que mescla elementos do teatro e a da música, e está cada vez mais presente com o apoio da tecnologia, após o desenvolvimento de técnicas como filmes em 5D e jogos em realidade virtual.

Embora seja cada vez mais comum a confluência entre formatos, técnicas e conceitos, até o momento, tem sido raro encontrar ideias que valorizem ou mesmo estimulem tato, visão, olfato, audição e paladar ao mesmo tempo, considerando todos como parte integrante da mesma experiência individual e coletiva.

É com o objetivo de romper essa barreira e integrar ainda mais os sentidos de forma inovadora que a compositora, maestrina, escritora e chef de cozinha Ysanne Spevack criou o projeto “Yntegrity”, que também é uma tentativa de unir suas carreiras na música e na gastronomia em uma única exposição, com um toque de personalização.

 

A iniciativa envolve gastronomia, neurociência e música, em uma abordagem única. Na estreia da exposição, em Nova Iorque, a temática escolhida para o pontapé inicial foi a felicidade. Ao longo da performance, os elementos são cuidadosamente combinados para integrarem-se entre si e ao ambiente, tornando-a o mais sinestésica possível.

O paladar, que não costuma ser abordado em instalações artísticas, dessa vez tem papel de destaque. Os pratos são preparados cuidadosamente utilizando conceitos como alimentação orgânica, livre de açúcar, com origens locais, vegana e são decorados de acordo com a proposta, buscando sintonia com a obra do artista Uncle Riley – colaborador de Ysanne no projeto – e com a música ambiente fornecida por um coral ao longo do jantar.

Assim como a interpretação da arte é única para cada pessoa, o “Yntegrity” traz a neurociência como forma de personalizar ainda mais o momento, avaliando os níveis de felicidade e os sentimentos de cada participante.

O novo conceito não poderia ser mais pertinente a esta época, envolvendo o engajamento físico, emocional, social e artístico das pessoas, despertando sensações intensas e criando memórias únicas como apenas a arte pode fazer.

MAIS CONTEÚDOS