Saúde e realidade virtual - ZEISS Vision Care Brasil

Sabe aquela sensação de pavor ao chegar no hospital? Ela pode estar prestes a acabar. Alguns hospitais, principalmente nos Estados Unidos, já têm utilizado óculos de realidade virtual antes de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, aliviando o estresse; e até mesmo em terapias voltadas às vitimas de queimaduras. É saúde e realidade virtual andando de mãos dadas.

Os tratamentos

Os pesquisadores do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, têm pesquisado a fundo a utilização da realidade virtual em determinados tratamentos. E até agora, a tecnologia tem se mostrado frutífera. De acordo com eles, a realidade virtual reduziu em até 25% a sensação de dor nos pacientes.

Ela é capaz de distrair as pessoas e reduzir o estresse, desviando, assim a o foco da dor e do medo Uma técnica usada pelos hospitais tem sido distribuir óculos de realidade virtual para crianças conhecerem as instalações do hospital onde será tratadas, conferindo uma impressão mais humana do local.

Esse procedimento de redução do estresse também tem sido feito no Brasil. Alguns laboratórios de São Paulo utilizam a realidade virtual para entreter crianças enquanto estas realizam certos exames.

A Universidade de Stanford também pesquisa a tecnologia, e tem aplicado a realidade virtual no tratamento de doenças mentais, como é o caso do transtorno bipolar. Entretanto, todo esse progresso ainda precisa ser melhor estudado, já que as pesquisas ainda parecem incipientes. Mesmo assim, o futuro parece promissor.

MAIS CONTEÚDOS