Como preservar sua saúde visual no inverno - ZEISS Vision Care Brasil: Olhares do Mundo

Baixas temperaturas e clima seco. Essas características são características do inverno, estação compreendida no período entre os meses de junho e setembro. E nossos olhos, por mais que mereçam o devido cuidado a todo instante, precisam de uma atenção ainda maior nesta época. Veja como preservar sua saúde visual no inverno.

Uma das doenças que mais afligem a população durante a estação é a Conjuntivite Viral. Ela consiste na inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a superfície interna das pálpebras e recobre a esclera (região branca do olho) e costuma se propagar durante a estação devido ao fato das pessoas permanecerem mais tempo em ambientes fechados, facilitando o contágio. Seus sintomas mais clássicos consistem na vermelhidão dos olhos e inflamação das pálpebras. Compressas sobre a pálpebra e uso de colírios são os métodos de tratamento mais eficazes.

Como são transmitidas por secreção, é recomendável a limpeza das mãos e do rosto sempre que houver entrada/saída em um novo ambiente. Deve evitar-se também coçar os olhos, já que os dedos sujos podem infectar a conjuntiva.

Outra doença bastante comum na estação é a Síndrome do Olho Seco. Devido à baixa umidade, o olho pode ser acometido pela diminuição na produção de lágrimas ou deficiência dos seus componentes. Os principais sintomas são: irritação ocular, ardor, percepção de “sujeira”, coceira e vermelhidão. O tratamento exige o uso de lubrificação sob prescrição médica. Uma boa medida de prevenção da doença é a complementação da alimentação com óleo de linhaça.

Vale ressaltar também que, mesmo em dias nublados, a incidência de raios UVA e UVB também podem prejudicar os olhos. Portanto, fique atento e evite olhar diretamente em direção ao céu e, se possível, faça o uso de óculos de sol adequados.

MAIS CONTEÚDOS